ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA - INGERÊNCIA NA ITSF

ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA - INGERÊNCIA NA ITSF

A Federação Portuguesa de Matraquilhos e Futebol de Mesa, comunica que no dia de ontem, dia 25 de Novembro de 2024, anunciou o reconhecimento por parte do Governo Português, com a atribuição Estatuto de Utilidade Pública.

Desta forma, vimos expor o caso do Sr. Gonçalo dos Santos, membro da Comissão das Federações da ITSF, e poucas horas após o nosso anuncio oficial, troca mensagens de foro institucional com um atleta da FPMFM, que passamos a transcrever:

“Bom dia, é sem dúvida um passo importante. Coincidentemente estive ontem com o advogado poucos minutos após o anúncio da FPM. Claro que falámos sobre isso, porém não encontrámos ainda o anúncio nas páginas do governo...

mas em resumo: - utilidade pública é condição necessária mas não suficiente para o reconhecimento desportivo (iremos analisar o estado do processo de cada um dos candidatos);- estamos a verificar também se de facto é alguma vez possível legalmente o reconhecimento desportivo sem que a ITSF seja reconhecida pelo IOC.

Espero ter ajudado, e estou disponível para qualquer questão ????”

Julgamos que este tipo de mensagens deveria ser comunicado diretamente apenas com a FPMFM. Este comportamento por parte de um membro da ITSF, é bastante grave, pois a informação dos procedimentos internos de uma entidade de cariz internacional, viola inclusivamente as leis de proteção de dados entre instituições.

Qual a credibilidade da ITSF perante esta situação? Só podemos considerar que aqui não há isenção por parte deste senhor e é de um amadorismo inigualável …

Assinalamos que o Governo Português reconheceu a FPMFM e foi inclusivamente enviado um email formal à ITSF e sobre o qual esperamos uma resposta.

Ficamos estupefactos, como poucas horas após a divulgação do reconhecimento com a atribuição do Estatuto de Utilidade Pública por parte do Governo Português, o Sr. Gonçalo dos Santos, em contacto com um atleta, informa o mesmo, que esteve com um advogado a analisar esta situação e a dar informações confidenciais.

Consideramos que existe aqui um caso de manipulação por parte deste senhor, e vamos solicitar informações do respetivo advogado com o qual este senhor esteve reunido, para que esta informação seja confirmada com o nosso Conselho Jurisdicional.

Para finalizar, questionamos a ITSF, pois este senhor, pode passar informação completamente errada ao próprio organismo (ITSF), conforme lhe seja mais favorável para as suas intenções.

Solicitaremos que a ITSF se pronuncie sobre este assunto, pois claramente existe uma interferência que não segue os padrões corretos entre as instituições.

Salientamos que somos a única entidade com credibilidade e capacidade em Portugal para representar a modalidade, como já o fazemos à quase duas décadas.

Valongo, 26 de Novembro de 2024

 

Comentários